Tecnologia

A São Joaquim Laminação, desde a sua fundação, sempre teve uma preocupação com a atualização tecnológica dos processos produtivos. As inovações disponíveis no mercado eram e são analisadas constantemente para implantação na empresa com intuito de oferecer aos clientes as melhores e mais competitivas soluções. No processo de laminação, os tarugos (billets) passam por uma série de suportes de rolos que sucessivamente os modificam para a forma final exigida. E a análise dos materiais representa um aspecto fundamental na qualidade do produto final.

Por isso, um destaque tecnológico na São Joaquim Laminação é o uso do espectrômetro, instrumento óptico utilizado para medir as propriedades da luz em uma determinada faixa do espectro eletromagnético. Ele permite a caracterização dos materiais no que se refere a sua absorção luminosa, fluorescência e transmissão, entre outros aspectos.

Com a visão estratégica de crescimento e perpetuação da marca, em 2000 foi implementado na empresa o sistema de origem alemã o ERP SAP. Desde então, os processos tornaram-se mais competitivos e otimizados, impactando diretamente na produtividade e na qualidade dos serviços e produtos.

Hoje, a empresa alcança mais rapidamente seus objetivos, facilitando a interpretação rápida dos resultados e a identificação das possíveis falhas que necessitem melhorias e correção. Através desse gerenciamento de informações, a tomada de decisão é mais rápida e assertiva, melhorando o relacionamento com os fornecedores, a viabilidade de desenvolvimento de novos produtos e a satisfação plena dos clientes.