Aços para Cementação – Altas Dureza e Resistência ao Desgaste para Suas Necessidades
03 de Março de 2025
A cementação é um processo de tratamento termoquímico que altera as propriedades mecânicas das peças de aço. Promovida pelo enriquecimento superficial de carbono nos aços, a cementação visa produzir uma camada superficial de alta dureza e resistência ao desgaste, sem modificar as características internas do material, enquanto o núcleo permanece tenaz e dúctil.
Na São Joaquim Laminação fabricamos barras e perfis com os aços SAE 8620, SAE 1020, DIN 16MnCr5 e DIN 20MnCr5 para o processo de Cementação e trabalhamos com uma variedade de outros tipos de aço ideais para seu projeto. Consulte-nos!
Os aços tratados por cementação são amplamente empregados na fabricação de máquinas, equipamentos, peças e componentes em diversos setores industriais de alta exigência mecânica, como o automotivo, o aeroespacial, os agrícolas e de fabricação de ferramentas que demandam alta durabilidade, elevada resistência ao desgaste e desempenho confiável em condições severas, como:
As normas utilizadas para classificar os tipos de aços referem-se à composição química. Entre elas estão:
a SAE (Society of Automotive Engineers International), que se refere à composição química de aços ao carbono e aços ligados, assim como a alemã DIN (abreviação de “Deutsches Institut für Normung”, que significa Instituto Alemão para normatização), a ASTM (American Society for Testing and Materials – em português, algo como “Sociedade Americana de Testes e Materiais) e a brasileira ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
SIDERÚRGICA SÃO JOAQUIM S/A.
Via Anhanguera Km 383,5 – São Joaquim da Barra – SP CP: 176 | CEP 14.600-000
+55 (16) 3810-1444